Desde que comecei a trabalhar e aluguei um quarto que o objectivo sempre foi arranjar disponibilidade financeira para passar a morar sozinha. Não que não goste de ter companhia e não que não goste das minhas colegas de casa, que são muito simpáticas e lá por casa nunca houve problemas. Mas acho que gostava de ter a minha própria casa, a minha independência, uma casa de banho só para mim, uma cozinha só para mim, uma sala só para mim, a possibilidade de dispor os móveis como quero, arrumar a casa quando quero, chegar a casa e puder deixar tudo de pernas para o ar sem ter de me preocupar com o facto de que isso poderia ferir as susceptibilidades de outras pessoas, levar pessoas para casa à hora que quero e quando quero sem ter de avisar esta ou aquela antecipadamente para que não hajam surpresas desagradáveis, tipo ter a sala cheia de badamecos a dormir no chão. A verdade é que nunca morei sozinha, passei da casa dos papás para um quarto alugado, depois novamente para a casa dos papás devido a esse fenómeno que afecta milhares de pessoas por esse país fora – desemprego – e depois novamente para um quarto alugado, e talvez por isso mesmo, sinto que gostava imenso de ter um cantinho só para mim. Mas do pensamento à prática vai uma grande distância.
De início ainda fazia umas rondas pelos sites de casa na tentativa de encontrar o impossível – uma casa minimamente habitável a um preço razoável, num sítio em que o risco de ser vandalizada não fosse muito alto. Será isto pedir demais? Pois, parece-me que é.
Desde início que achei que comprar casa sempre era mais rentável do que alugar, porque ao fim e ao cabo, estava todos os meses a pagar algo que nunca seria meu. Depois, pensei mais duas vezes e achei que afinal era melhor mesmo alugar, porque dinheiro é coisa que não abunda por estas bandas e um empréstimo com o meu contratozinho a termo certo é coisa que se assemelha a inexecutável.
Mas depois, depressa se foi a ideia de alugar um T1 só para mim porque afinal, eu gostava muito de morar sozinha, mas também gosto de comer a todas as refeições e parece-me que as duas coisas são incompatíveis.
Pedem-se 500 euros por um T1, fora da grande Lisboa, sem despesas incluídas e sem mobília. Ora bem, fazendo contas: renda + compra da mobília + despesas de água, luz e gás + comida + despesas de deslocamento (e aqui o preço da gasolina continua a não ajudar nada) e pronto, vai-se a ver e nem se termina de fazer as contas porque a meio percebe-se logo que já não dá. Além disso gastar um dinheirão a comprar mobílias para uma casa que não é minha também é coisa que não me agrada.
Ah! E conseguir arranjar um senhorio que faça contrato de arrendamento e passe recibos é mentira, por isso esquece lá a Porta 65 ou Incentivo ao arrendamento jovem ou lá o que é.
Mas enfim, sonhar não custa e eu só tenho 23 anos… pode ser que, com sorte, lá para o 40…
E este post afinal é para quê?
Ora, para demonstrar o meu descontentamento por não ter pais ricos ou corruptos, claro está!! Não, a mim tinham logo que me calhar uns pais honestos, que descontam ao fim do mês e não fogem ao fisco! Não tenho sorte nenhuma, está visto.
ENCERRADO | CLOSED
Há 9 anos


3 comentários:
Percebo TÃO bem a tua frustração! A sério... Também saí de casa dos pais para viver em quartos alugados.. Aguentei os 5 anos do curso e outro ano... Depois felizmente tive um contrato sem termo e pude dar-me ao luxo de procurar uma casa para comprar...
Comprei o meu T1 pequenino e velhinho mas que é a luz dos meus olhos! Não fui ambiciosa, procurei uma coisa que conseguisse pagar e agora, passado um ano, estou muito orgulhosa do passo que dei. A prestação que me cobram todos os meses não me custa, vejo-a como o preço a pagar pela independência que sempre procurei.
Felizmente a minha vida melhorou bastante no último ano e a minha casinha será mesmo minha mais cedo do que eu julgava... É que viver com esta dívida ao banco acaba por ser um peso que nunca nos sai de cima...
Realmente alugar uma casa, não está com nada, porque é uma coisa que nunca vai ser tua e que, de um momento para o outro, te pode ser tirada.
Se agora ainda não dá para procurares um espacinho só para ti, espera mais uns tempinhos, para ver como fica a tua situação no emprego e depois, logo vês o passo que dás.
Boa sorte!
:)
Bjs!
Ter uma casinha só para ti deve ser uma sensação optima! Essa liberdade para fazer o que se quer há hora que se quer :P hum hum... até já estou a sonhar :p
bjca XL
Enviar um comentário